2 - Quando a AACD foi fundada? E por quem?
A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) foi fundada em 1950, pelo médico Renato da Costa Bomfim, com o objetivo de tratar e reabilitar vítimas de Paralisia Infantil, doença que vitimava grande parcela da população naquela época. Com o passar do tempo a AACD se especializou no tratamento de deficiências físicas que comprometem o aparelho locomotor. No ano 2000, ao completar meio século de vida, a AACD mudou de nome graças a um plebiscito feito entre seus pacientes, que consideraram o nome original – Associação de Assistência à Criança Defeituosa - inadequado. Dessa forma, a entidade passou a chamar Associação de Assistência à Criança Deficiente.

3 - Preciso de tratamento. Qual é o procedimento para ingressar na AACD?
A pessoa precisa enviar um relatório médico com o diagnóstico do caso, juntamente com os seus dados pessoais (nome e endereço completos, data de nascimento e telefone para contato). Este documento devem ser entregues ao SAME (Serviço de Atendimento Médico e Estatístico) ou encaminhados para o fax 11 5576-0917.

4 - Qual é a MISSÃO e o OBJETIVO da organização?
A MISSÃO é tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos deficientes físicos. O OBJETIVO é garantir um amplo serviço de assistência à saúde, voltado principalmente às crianças e adolescentes, promovendo a reabilitação e reintegração social dessas pessoas.

5 - A AACD possui unidades em outras regiões do país?
Sim. A AACD mantém unidades dentro e fora do Estado de São Paulo, sempre ampliando sua rede de atuação para atender cada vez mais e melhor as que possuem deficiência física. Em São Paulo, atendemos nas unidades da Vila Clementino (Sede) e Mooca. Na grande São Paulo na unidade de Osasco. As demais unidades estão localizadas em Recife (PE), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e em Nova Iguaçu (RJ).

6 - Vocês sabem quantos atendimentos a AACD realiza diariamente?
Hoje a AACD realiza cerca de cinco mil atendimentos por dia em suas unidades.

7 - Quais são doenças que a AACD atende?
As patologias atendidas são : paralisia infantil; seqüela de acidente vascular cerebral; traumatismo crânio encefálico; amputações; doenças neuromusculares; malformações congênitas; mielomeningocele; lesão medular-paraplegia/tetraplegia; paralisia cerebral; síndromes genéticas, que comprometam o aparelho locomotor.

8 - Quais os serviços que a organização oferece ao paciente?
No Centro de Reabilitação da AACD, certificado pelo ISO 9001, o paciente encontra uma equipe multidisciplinar especializada, explorando toda sua capacidade. Para minimizar as seqüelas da deficiência e proporcionar maior independência ao paciente no seu dia-a-dia a AACD oferece serviço de fisioterapia, fonoaudiologia, natação terapêutica e hidroterapia, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, arte terapia, musicoreabilitação e Programa Trabalho Eficiente (PTE).

9 - Quais as fontes de captação de receita da AACD?
As nossas fontes são : contribuição dos sócios mantenedores, ortopedia, hospital Abreu Sodré, donativos em espécie, Centro de Reabilitação e Centro de Diagnóstico (pacientes pagantes/convênios), cofrinhos, ações do corpo de voluntários, lanchonete, estacionamento, Teleton, cartões e brindes de Natal, lojinha do hospital, entre outros.

10 - A AACD já recebeu algum prêmio? Cite algum.
Todos os prêmios que a AACD já recebeu estão relacionados no site. Por favor acesse o menu AACD&Você - Imprensa.

11 - Quais são os principais problemas que a organização enfrenta? E como pretendem solucionar?
a)Discriminação na área escolar, que estamos resolvendo com um Projeto de Inclusão. b)Dificuldade e falta de oportunidade na inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho. Para solucionar o problema, foi criado pelo setor de Psicologia Adulto da AACD “O Programa Trabalho Eficiente” cujo objetivo é detectar os pacientes emocionalmente equilibrados e adaptados, que estejam aptos para se integrarem no mercado de trabalho. c)Fila de espera para atendimento, a solução é a ampliação dos recursos.

12 - Os funcionários/colaboladores da organização são todos contratados? A instituição possui voluntários?
Sim, a AACD conta hoje com aproximadamente 1700 colaboradores, somando-se todos os centros de reabilitação da AACD no Brasil. Com Temos cerca de 1400 voluntários atualmente.

13 - Quem pode ser atendido na AACD e qual a faixa etária?
Na AACD atendemos crianças, jovens e adultos carentes. Também atendemos a população que possui convênio médico e que pode arcar com o custo do tratamento.

14 - Qual o nome do atual presidente da AACD? Existe uma diretoria local?
Esta informação você encontra acessando o site www.aacd.org.br, menu - Historia AACD. Neste espaço está relacionado inclusive os nomes da diretoria local.

15 - Cite as principais realizações da AACD em 2005.
1) Ampliação dos leitos da UTI de 5 para 7 2)Ampliação de mais 18 leitos para o hospital. 3)Reforma e ampliação do hospital. 4)Ampliação da central de esterilização do hospital. 5)Reforma dos 4º e 5º andar e enfermarias do 2ª andar. 6) Digitalização de prontuários. 7) Implantação do novo sistema de agendamento.Entre outros

16 - P
R

17 - P
R

18 - P
R

19 - P
R

20 - P
R

21 - P
R

22 - P
R

23 - P
R

24 - P
R